Me Visitando ...

5.6.09

Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Sandra Daniela. Feita em Petrolina/PE em 2008.

"Mãe terra não chores mais
Mãe terra precisa de paz

Boa noite mãe lua
Eu vim aqui para lhe dizer
O quanto eu estou triste
Está vazio o meu coração

Eu vejo o meu irmão, o homem
Sem paz, sem compaixão

E a prova disso está nas telas

São tantas guerras e desunião

Na vida você é livre pra fazer o que faz

Mas não se esqueça que tem coisas
Que não dá para voltar atrás


Tudo o que fica, que o tempo não levou

Me aperta o peito tanta falta de amor
São tantas marcas, tanta poluição

Mas nem por isso a Terra
Te deixou de estender a mão

Pense comigo, o que pode acontecer?
Sem a sua existência não dá pra gente viver


Mãe terra não chores mais
Mãe terra precisa de paz."


Música: Mãe Terra
Composição: Nê e Tatiana Portela


Quando eu estava na Universidade, no primeiro dia de aula de um curso relativo ao Meio Ambiente, a professora pediu que os alunos desenhassem como eles viam o Meio Ambiente. Quase 90% da sala desenhou florestas, animais, rios, montanhas, passarinhos, etc.
Quase todos esqueceram de incluir o ser humano nestas paisagens, nestes desenhos!
A visão que a maioria das pessoas tem de Meio Ambiente é realmente essa. O homem sempre é excluído, é colocado "do lado de fora".
É devido a essa visão deturpada, de não pertencimento, que as ações de cuidado com o planeta não são realmente efetivadas.
O ser humano É Meio Ambiente. Faz parte do Meio Ambiente.
Somente com esse sentimento serão colocadas em prática as teorias.
Temos que parar de falar o que deve ser feito, parar de predizer o que vai acontecer daqui a 20, 30 anos e começar a agir, já.

Nenhum comentário: