Me Visitando ...

23.12.10

Um Parêntesis na Alegria


É inenarrável a alegria de um vestibulando ao ver seu nome na lista dos pré-classificados. Eu sou testemunha ocular! Eu presenciei a alegria de Isa. É uma alegria irrepresada que transborda como a força de um vulcão em erupção. Um misto de riso e de choro; de beijos e abraços; de soluços e lágrimas. Ela andava sem rumo pela casa com dois celulares ao ouvido recebendo as ligações de felicitações de familiares e de amigos. As palavras nem saíam... Só um choro convulsivo e, ainda incrédula, precisava ler e reler seu nome na lista para então, acreditar.

Estar naquela listagem é sem dúvidas uma grande conquista. Uma conquista suada, penada, forjada em dias e noites de intenso estudo, dedicação e renúncias. Estar entre os cem pré-classificados (no caso do curso de medicina) é ter feito pontuação superior aos 2.085 candidatos também inscritos para o grupo A (não cotistas), numa concorrência de 42,72 candidatos por vaga.

Estar naquela listagem produz uma alegria tão intensa quanto à de ser realmente aprovado num vestibular tão concorrido como este.

Mas, estar entre os cem pré-classificados de uma seleção de vestibular que ainda vai eliminar, descartar, a metade destes é no mínimo angustiante e lamentável. Angustiante, pois outrora, estes cem pré-classificados já poderiam ser “os aprovados” tendo em vista que antes da “brilhante idéia das cotas”, era cem o número de vagas existentes! Lamentável pelo fato de que cinqüenta alunos brilhantes (pois não é fácil chegar até onde eles chegaram. Eu os considero brilhantes sim!) serão despedidos de mãos vazias como se nada houvesse acontecido e terão – se quiserem/se não desistirem – de recomeçar tudo novamente no próximo ano.

Nós que acompanhamos a preparação olímpica de Isa (sim... já são quatro tentativas e se não fossem as cotas ela já estaria cursando desde o ano passado!) sabemos a importância dessa pré-classificação. Temos fé que o resultado final será positivo (como afirmou a Sheila). Confiamos em Deus e no potencial que Isa tem e que está sendo desperdiçado por este sistema assistencialista e discriminador (pois cotas para mim é a forma mais explícita de preconceito e discriminação que um governo pode atestar) onde talento e vocação são relegados por atitudes meramente eleitoreiras.

Já agradecemos à Deus a benção recebida. Continuaremos agradecendo todos os dias. A data prevista para a divulgação do resultado final é 7 de janeiro/2011. Que este dia seja um dia de festa. Um dia para ficar na memória como um dos mais felizes de nossas vidas, não simplesmente porque Isa, Nick e Flávio vão passar no vestibular, mas sim como o dia que marcará o início da realização dos seus sonhos. Assim seja!

Nenhum comentário: