Me Visitando ...

1.10.11

Uma Pequena Reflexão Sobre Simulados


Foto: Linda árvore com orquídeas na Canção Nova- Cachoeira Paulista/SP

Ontem teve simulado, logo foi um dia tenso, bastante cansativo.

Estas provas que acontecem quinzenalmente têm o intuito de situar o aluno, de quantificar seu conhecimento ao comparar a pontuação obtida com a necessária para a aprovação no vestibular.

Isto é válido? Acho que sim! Mas por outro lado o desgaste emocional provocado a cada quinzena pela necessidade de altos resultados (e principalmente pelo não atingimento deles) chega a ser deprimente.

Sempre digo para Isa que não importa o resultado dos simulados pois o que vale mesmo é a preparação que ela está fazendo incansavelmente diuturnamente neste ano (e nos quatro anos passados).  

Nós conhecemos exemplos de pessoas que se saíam brilhantemente nos simulados e que infelizmente não foram aprovados no vestibular, mas que no ano seguinte lograram êxito.

Da mesma forma conhecemos pessoas que em alguns simulados se saíam bem e em outros nem tanto mas que conseguiram, no dia da prova do vestibular a pontuação necessária para a aprovação.

A explicação é simples: é necessário que haja uma harmonia nos fatores internos e externos. É preciso estudar muito? Sim! E como! mas também é importante manter a calma, estar descansada (missão quase impossível!), estar fisicamente bem (sai pra lá virose!) e o mais importante de tudo - confiar em si próprio, ter fé e acreditar que você é capaz.

Acredito que o simulado deva ser encarado apenas como um exercício e que sirva para identificar os assuntos que precisam ser mais profundamente estudados. Simples assim. Sem traumas. Mas sei que a realidade é bem diferente, não é Isa?

Então que venham os próximos simulados e que eles deixem de ter o "peso" que na verdade não deveriam ter.

"E decidi que a vida logo me daria tudo se eu não deixasse que o medo me apagasse no escuro."
Trecho da música "Passarinho"
Composição: Tiê

Nenhum comentário: